You are currently browsing the daily archive for 19 janeiro, 2009.
Já é bem conhecido o efeito protetor do consumo leve a moderado de álcool sobre o sistema cardiovascular e uma nova pesquisa publicada no periódico American Journal of Epidemiology revela que os benefícios podem se estender a um envelhecimento com maior nível de independência física.
A pesquisa acompanhou mais de 4 mil americanos acima de 50 anos de idade. Consumo de álcool leve a moderado foi definido como menos de 15 doses por semana ou menos de cinco doses em um único dia para homens e menos de quatro doses para mulheres. Um consumo de álcool acima desses limites foi classificado como alto consumo e abstinência alcoólica como até 12 doses de álcool no último ano. Independência foi determinada como a capacidade de realizar tarefas do dia-a-dia como vestir-se, alimentar-se, higiene pessoal, caminhar, etc.
Ao longo de 5 anos, os indivíduos com consumo leve a moderado de álcool tiveram menos risco de tornarem-se dependentes para atividades da vida diária quando comparado aos abstêmios e àqueles com alto consumo de bebida. Esse efeito protetor do consumo moderado de álcool só foi relevante entre indivíduos que no início do estudo se auto-avaliaram como tendo uma saúde boa ou ótima, sugerindo que os efeitos positivos do álcool já não são mais detectáveis entre aqueles que já têm um estado de saúde comprometido.
Pesquisas anteriores já haviam demonstrarado que o consumo moderado de álcool reduz o risco de doenças cerebrovasculares e demência, incluindo a Doença de Alzheimer. Essa pode ser uma das principais explicações para esse efeito benéfico do álcool no nível de independência física durante o processo de envelhecimento.
Ler também:
O cérebro parece se dar bem com baixas doses de álcool. Em altas doses ele pode se atrofiar.
Cerca de 13% das mulheres apresenta depressão no primeiro ano após o parto, e em países desenvolvidos como a Inglaterra, a depressão pós-parto é considerada a principal causa de mortalidade materna. Além disso, a depressão pós-parto pode ter sérias conseqüências para a família como um todo, especialmente as crianças, já que a doença pode reduzir a interação mãe-bebê, diminuindo assim as chances de um adequado desenvolvimento cognitivo e psicossocial.
O problema é pouco diagnosticado e tratado, freqüentemente por causa de dificuldade em reconhecer os sintomas, falta de informação das opções terapêuticas e ainda pelo receio das mães em passar a serem estigmatizadas. Além disso, apesar do tratamento com medicações antidepressivas ser eficaz, muitas mulheres são relutantes em usá-lo, especialmente pelo fato de estarem amamentando. A última edição do British Medical Journal traz duas importantes evidências de que a prevenção e a intervenção psicológica podem ser ferramentas fundamentais para reduzir o impacto da depressão pós-parto.
Um dos estudos demonstrou que a intervenção psicológica semanal domiciliar reduziu o risco de depressão pós-parto em 40% entre mulheres inglesas. Nesse caso, as mulheres recebiam a visita semanal de agentes de saúde treinados para identificar a depressão pós-parto através de escala objetiva e também eram treinados a oferecer dois tipos de intervenção psicológica: sessões baseadas em psicoterapia cognitivo-comportamental ou centradas na pessoa. Ambas as abordagens foram igualmente eficazes na redução do desenvolvimento de depressão pós-parto e com resultados bem superiores ao do grupo controle que recebeu as visitas habituais de profissionais de saúde.
O outro estudo, realizado no Canadá, mostrou que suporte psicológico por telefone oferecido a mulheres com alto risco de depressão pós-parto reduziu pela metade o risco em desenvolver a doença. Esse suporte telefônico era oferecido por mulheres que sofreram de depressão pós-parto e que receberam treinamento para tal abordagem. As mulheres foram muito receptivas à intervenção e se mostraram satisfeitas com a experiência e mais de 80% delas recomendariam esse tipo de suporte a uma amiga.
O apoio psicológico individualizado, mesmo que por um leigo, é capaz de oferecer a sensação de pertencer a uma rede social podendo melhorar a auto-estima e o estado mental como um todo. Esse tipo de apoio por telefone assim como comunidades virtuais de ajuda mútua pela internet são estratégias de prevenção e apoio terapêutico que rompem barreiras geográficas e de dificuldades socioeconômicas e acessibilidade, e deverão ser cada vez mais fortalecidas como genuínas ações de promoção à saúde.
Ler também: Saúde, internet e comunidades virtuais de ajuda mútua





