basbreath

 

 

Já ouviu falar na bactéria Helicobacter pylori? Provavelmente sim. É ela que causa grande parte dos casos de gastrite crônica e está associada ao desenvolvimento de úlcera e câncer do estômago. Estima-se que até 90% da população carrega a bactéria no corpo. Recentemente a bactéria foi identificada também na boca, especialmente quando em associação com a doença periodontal (ex: gengivite), considerada uma das principais causas de mau hálito. Vale lembrar que a boca hospeda cerca de 600 tipos diferentes de bactéria, e algumas delas podem estar associadas a doenças, e esse pode ser o caso da H. pylori.  

 

Um novo estudo conduzido no Japão e publicado na última edição do Journal of Medical Microbiology confirmou a presença da bactéria na boca através de testes de DNA. Uma das principais hipóteses da pesquisa também foi confirmada: em indivíduos que sofriam de mau hálito a presença da bactéria foi mais freqüente do que naqueles sem mau hálito. Além disso, os indivíduos com H. pylori apresentaram maior freqüência de doença periodontal, maior freqüência de sangue na saliva e de outras bactérias associadas à doença.  Quase 16% daqueles com doença periodontal tiveram teste positivo para H. pylori.

 

O estudo é importante para o melhor entendimento da doença periodontal, uma das principais causas de perda de dentes em todo o mundo. Mais do que isso, essa é uma linha de pesquisa muito importante que deverá elucidar o papel da boca na transmissão da infecção crônica do estômago pelo H. pylori.

 

 

 

smallicone17

About these ads