O extrato de Ginkgo biloba é vendido no Brasil com uma enorme lista de indicações para melhora das funções do sistema nervoso central, sendo indicado para quem tem “perda de memória e redução das faculdades intelectuais” – isso é o que está na bula.
Um estudo publicado hoje pelo Journal of the American Medicine Association mostra mais uma vez que a erva não traz benefícios ao cérebro. Mais de três mil indivíduos com mais de 75 anos e sem demência foram acompanhados por 6 anos. Os indivíduos que usaram Ginkgo biloba 240 mg por dia não tiveram risco reduzido de Doença de Alzheimer, outro tipo de demência, eventos cardiovasculares ou morte. Sangramento cerebral foi duas vezes mais freqüente entre aqueles que usaram a erva, e quando se analisou o grupo de idosos com doença cardiovascular prévia, seu uso aumentou o risco de demência.
São mais de duas décadas de estudos clínicos com resultados que não justificam o que se lê na bula dos extratos de Ginkgo biloba. Não se justifica também pensar que se não faz bem, mal não faz. O Ginkgo biloba já foi associado a maior risco de derrame cerebral e no estudo descrito acima houve até aumento do risco de demência em pacientes com doença cardiovascular. Canja de galinha não faz mal a ninguém, mas Ginkgo biloba não é canja de galinha.
LEIA AQUI PESQUISA MAIS RECENTE DEZ 2009 SOBRE O ASSUNTO
Clique aqui se quiser ler o artigo na íntegra (em inglês).







117 comentários
Feed de comentários deste artigo
24 novembro, 2008 às 2:20 pm
Mauricio Pereira
Ricardo,
Tem sido muito útil para mim os teus resumos da literatura.
Este resumo serve para ser distribuído aos alunos junto com o artigo e as cartas subsequentes quando se discute método.
Abraços,
Maurício G. Pereira, UnB
24 novembro, 2008 às 2:25 pm
Silmar Pereira
Caro Dr. Ricardo.
Grato pelo artigo. Pesquisa científica é pesquisa científica. Devemos acreditar. No caso, não parece “guerra” comercial de laboratórios fabricantes de remédios.
Abraço.
Silmar Pereira Rodrigues
24 novembro, 2008 às 2:27 pm
Raquel Barros
Nossa , Dr.Ricardo,
Ontem mesmo eu estava lendo sobre o Ginkgo Biloba,
sempre acreditei que fazia muito bem,
mas foi muito importante a sua informação,
para sabermos mais uma verdade sobre este produto.
obrigada!!!
26 novembro, 2008 às 4:45 pm
Adolar Gangorra
Eu discordo, Dr.! Acho que o Gin com ou sem Biloba faz bem! Tomo uma dose ao acordar, outra na hora do almoço e umas 8 antes de dormir!
E durmo que nem uma pedra, rapaz!
Um abraço!
Adolar Gangorra
26 novembro, 2008 às 10:44 pm
Ricardo Teixeira
Caro Adolar,
Há quanto tempo!
Dez doses de gin por dia podem não estar fazendo bem ao seu brilhante cérebro. Veja o post:
http://consciencianodiaadia.com/2008/11/26/e-melhor-beber-um-pouquinho-por-dia-do-que-um-monte-de-vez-em-quando/
Por sinal, dizem que a biloba está meio difícil de encontrar. Libera aí Adolar! Onde você está comprando? Ou está plantando?
13 maio, 2009 às 7:23 pm
prcp
PURA GUERRA COMERCIAL DOS GRANDES LABORATÓRIOS.
DEVEMOS SIM SAIR DA BURRICE DE QUE TUDO QUE FOI PESQUISADO ESTÁ CONDENADO.
ABREM SUAS MENTES E PROCUREM A MEDICINA NATURAL PARA O VOSSO PRÓPRIO BEM.
O RESTO SÃO EFEITOS COLATERAIS DE DROGAS QUE MAIS MATA DO QUE SALVA.
13 maio, 2009 às 7:28 pm
Ricardo Teixeira
Não existe uma apologia a qualquer tipo de medicamento em detrimento da evitação do Gingko biloba. Talvez a guerra seja justamente o contrário. É bom lembrar que quem ganha dinheiro com o Gingko biloba são os próprios “grandes laboratórios”.
2 junho, 2009 às 1:28 pm
silvio
sendo assim porque entao o governo e anvisa nao proibe a venda do produto com essas informaçao poque se trata de propaganda enganosa ?
2 junho, 2009 às 7:40 pm
Ricardo Teixeira
Não há fôlego para se controlar a saúde com detalhes. Um bom exemplo é a prática de Medicina Ortomolecular que está por aí e não é reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina. O CFM prevê que a proposta tto ortomolecular que freie o envelhecimento é passível de punição pelo órgão, pois não é prática médica com efeito demonstrado cientificamente. Que conselho regional que dá conta de punir os ortomoleculares de uma região?
2 agosto, 2009 às 3:36 pm
Willians
Caro colega.Dr Ricardo.
Infelizmente muitos estudos clínicos são patrocinados pelos grandes laboratórios na tentativa de desacreditar um bom medicamento fitoterapico como é o caso Ginko, para que seus caríssimos medicamentos seja usados.
É uma triste realidade ,pois trabalhei em alguns Laboratórios Farmacêuticos(multinacionais) e palavra de ordem eram fazer a classe médica acreditar que os medicamentos alopáticos sempre e serão salvação do mundo.
2 agosto, 2009 às 8:25 pm
Ricardo Teixeira
Caro Willians
Não há como fechar os olhos para a possível influência da indústria farmacêutica em qquer notícia que ouvimos sobre saúde. No caso específico do Ginkgo biloba, vale ressaltar que os estudos que concluem que a droga não ajuda o cérebro batem de frente com os fabricantes da droga que não são personagens nada pequenos: ABBOTT (Tanakan), ACHÉ (Dinaton), MERCK (Kiadon), etc.
19 agosto, 2009 às 12:29 pm
Maria Duarte
Acho muito estranho esse tipo de opinião batendo de frente com anos e mais anos, aliás séculos, de comprovação dos bons efeitos do ginko biloba. Aliás também é comprovada a longevidade e saúde dos orientais de um modo geral, usuários contumazes do ginko.
É impressionante como alguem dá um depoimento desse tipo e sem nenhuma prova científica, apenas bla, bla, bla, e citações de possíveis pesquisas e testes que não sabemos se ocorreram realmente, tentand por abaixo a opinião de muitos profissionais de saúde que adotam e aconselham o uso do ginko.
Como todas as coisas, pode realmente ocorrer que alguém faça uso exagerado do mesmo e/ou tenha efeitos colaterais por conta de outros problemas ou doenças dos quais é portador. Daí a condenar e execrar algo que comprovadamente tem tido mais efeitos positivos que negativos, é incompreensível.
Realmente, como foi dito em alguns comentarios, parece muito mais ser fruto de uma absurda campanha que se faz contra remédios ou tratamentos naturais, provavelmente comandada pelos grandes laboratórios que não obtiveram a patente, ou ainda não estão com a referida droga na lista de seus medicamentos industrializados.
19 agosto, 2009 às 12:48 pm
Ricardo Teixeira
Maria Duarte,
O projeto consciência no dia-a-dia não tem e nunca terá nenhum tipo de manifestação “bla bla bla” como a senhora sugeriu. Todo o conteúdo que disponibilizamos aqui representa a ciência em saúde selecionada com muito cuidado e responsabilidade. Se a senhora acha que tudo que é publicado nos grandes jornais científicos é mera manipulação da indústria farmacêutica, essa é só a sua forma de pensar. Se a senhora acha que os orientais vivem mais por causa de um componente como o Gingko biloba, essa também é só a sua opinião. Respeito que você pense assim e não vou chamar suas opiniões de bla bla bla.
24 setembro, 2009 às 4:46 pm
Pedro
Enfim, eu vivo em Portugal (e já vivi no Brasil) sempre me meteu nojo os lobbies farmaceuticos, esses sim, responsáveis por muitas mortes e doenças, virem acusar produtos que estão comprovados à milhares de anos… Felizmente que está a existir todo um acordar das consciências no mundo ocidental, no qual as pessoas estão cada vez mais a adoptar uma postura cada vez mais crítica relativamente às drogas que as bilionárias farmaceuticas nos tentam impor todos os dias…Elas compram tudo, começando como é óbvio pelos médicos…Aqui em Portugal tem sido escândalo atrás de escândalo com a compra de médicos para passarem drogas às pessoas de forma a poderem ganhar mais e viajarem para destinos exóticos e caros, tudo pago pelas malditas farmaceuticas, no Brasil, sgundo o que me lembro é ainda pior. Vejam o que as farmceuticas estao já a tentar fazer ao Obama por ele lutar por um sistema justo de saude e acabar com a vergonha que é a assistencia medica nos USA para os que têm menos dinheiro. São uns porcos sem escrúpulos e apesar de serem bilionários a sua ganância não conhece limites. A mim metem-me nojo. Viva as medicinas alternativas e naturais graças à sabedoria milenar do Oriente.
27 setembro, 2009 às 9:15 pm
Anna
Ginkgo Biloba é recomendada para diversas coisas, não apenas para “perda de memória e redução das faculdades intelectuais”.
E o fato de esta pesquisa dizer que ela não tem esse efeito quer dizer que ela não vale de nada, e para nada? Eu duvido.
30 setembro, 2009 às 7:31 pm
Ricardo Teixeira
Olá Anna,
Opiniões são opiniões. Evidências são evdências. Não há evidências científicas que a G. biloba seja útil para perda de memória e das faculdades mentais. Essa não é minha opinião.
25 outubro, 2009 às 12:01 am
Adilson Villapando
É uma pena que profissionais da saúde continuem na defensiva contra a chamada medicina integrativa. Muitos fitos apresentam valores comprovados e mesmo assim continuam esbarrando na segunda maior receita que são os laboratórios. Um dia essa prática ainda será reconhecida por médicos organicistas. É só esperar para vermos. Quanto ao tema em questão não há muito que comentar, pois sua defesa está muito bem fundamentada, que pena. Quanto as pesquisas, das quais sou defensor, depende muito do número da amostra e do modelo (transversal ou longitudinal) que nem sempre são sustentadas por muito tempo.
25 outubro, 2009 às 1:48 am
Ricardo Teixeira
Prezado Adilson,
Agradeço muito por sua manifestação e respeito seu posicionamento. Os estudos mais robustos que avaliaram o efeito do Gikgo biloba no desempenho cerebral são longitudinais com poder amostral adequada e multicentricos – para a ciência, pelo menos, não há como pensar em algo mais completo (JAMA 2002, 288:835-840; JAMA 2008, 300:2253-2262).
Existem vários fitoterápicos que têm resultados excepcionais sobre o cérebro, e confirmados pela ciência, como é o caso da Artemísia (Tanacetum parthenium) e Butterbur (Petasites hybridus) para tratamento profilático da enxaqueca. Recentemente publiquei um Diário da Enxaqueca em parceria com uma indústria farmacêutica multinacional e incluí todas as possibilidades terapêuticas que não sejam os medicamentos ortodoxos, e não houve nenhum tipo de restrição pela indústria em demostrar. Está incluído nesse trabalho também as terapias mente-corpo (ioga, meditação) e todo esse conteúdo é respaldado por estudos científicos POSITIVOS , algo que nunca se conseguiu demonstrar no caso do Ginkgo , pelo menos em nível cerebral.
Não acredito que a ciência é um Deus e é a resposta para qualquer coisa no mundo, mas para fazer medicina precisamos nos orientar por essa ciência, pelo menos até que algo de novo aconteça no mundo.
1 novembro, 2009 às 4:52 pm
Marco Antonio da Silva Costa
recentemente fui acometido de fortes crises de labirintite na qual passei a tomar ginkho biloba, melhorando de forma satisfatória, não tendo mais aqueles sintomas terríveis,selando em caráter definitivo que esse remédio faz bem a saúde. Atenciosamente
3 novembro, 2009 às 11:39 pm
Ricardo Teixeira
Olá Antonio,
Transtornos do labirinto têm mesmo boa resposta ao Giinkgo biloba.
26 novembro, 2009 às 1:37 pm
Taline
Mais que coisa!! eu comprei o ginkgo e os farmaceuticos me indicaram como um ótimo rémedio para a memória…
Agora nem sei mais se tomo ou não. (:s)
Acho melhor eu consutar um médico pessoalmente.
26 novembro, 2009 às 2:02 pm
Ricardo Teixeira
Olá Taline,
Você poderá ver na bula que a medicação promete melhorar a atividade cerebral …etc… mas os estudos não confirmam esse tipo de benefício.
19 dezembro, 2009 às 7:56 pm
Rogerio
Bem, o artigo fala de um teste de eficacia do ginkgo biloba em prevenção à demência senil. Eram pacientes de 75 anos e uma amostra relativamente restrita. Falando em quanto cientistas, creio que isso não é uma informação suficiente para generalizar da forma como fez e dizer “está provado que o ginkgo biloba não traz benefícios ao cérebro”
Existe muito exagero com relação aos “poderes” desses medicamentos naturais, mas também não se deve desprezar o valor de algo que já é usado e testado tanto tempo.
Sejamos mais cautelosos, e menos arrogantes em relação a sabedoria milenar!
19 dezembro, 2009 às 10:34 pm
Ricardo Teixeira
Olá Rogério
Não existe qualquer intenção de arrogância quando divulgo no Blog estudos que não são nada pequenos, publicados nos periódicos científicos em saúde mais sérios do mundo. Não foi só um estudo que demonstrou que a erva não ajuda a previnir a demência. A cultura milenar merece todo o respeito. Isso não quer dizer que não possa existir discordância em conceitos como o azar que advém do ato de passar por baixo de uma escada.
30 dezembro, 2009 às 1:44 am
R.M
Eu não concordo…essas pesquisas sempre são modificadas…não são concretas.A medicina natural é pra ser mostrada pelos médicos como a suluçao de uma vida mais saudavel e mais barata …Nao é a toa que os orientais vivem mais que qualquer um. Os medicamentos é que são a “MORTE ” para os pacientes.
R .M.
31 dezembro, 2009 às 12:04 am
Ricardo Teixeira
Ola RM
Temos mais novidades do Ginkgo biloba. Leia o último post do blog. Foi tema do Jornal Nacional de ontem.
Minha opinião é que as pesquisas não foram modificadas.
30 dezembro, 2009 às 2:01 am
R.M
Olá Dr Ricardo,
Eu queria saber se os medicamentos, resolvem ,para sempre, as doenças ,se são realmente eficazes…?
30 dezembro, 2009 às 1:51 pm
Ismael
Dr. Ricardo
A minha sogra apos tomar essa erva, ela deve uma mudança de comportamento, foi diagnostica como depressão, e estava sendo tratada como tal, mas apos a reportagem no Jornal nacional, tenho duvidas, sera que pode ter sido efeito da erva?????.
E o que esta parecendo.
Ismael
31 dezembro, 2009 às 12:01 am
Ricardo Teixeira
Oi Ismael
Não acredito que a erva possa levar a distúrbios do comportamento.
5 janeiro, 2010 às 8:18 pm
Marcos
óla, Muito bem colocada a tese sobre o uso do ginkgo biloba faz mal a saude pode ate fazer, porem ser for analisado( quer é evidente que estar comprovado) o uso de qualquer produto quimico que seja remedios ou alimento esta matando muita gente vamos pra de comer de ser medicar.Abraços
10 janeiro, 2010 às 8:50 pm
Ricardo Teixeira
Perfeito Marcos
Os alimentos industrializados não são têm nada de santinhos.
Dá uma olhada neste post: http://consciencianodiaadia.com/2009/04/11/a-industria-do-tabaco-ja-jogou-bem-sujo-sera-que-a-de-alimentos-esta-indo-no-mesmo-caminho/
4 fevereiro, 2010 às 1:29 am
clebson
fiquei subreendido sobre esta descoberta sobre gimcobiloba pois sempre acreditei e muitos fisioterapeutas elogiam este produto. Dr qual medicamento ou produto natural devo tomar melhorar meu esquecimento minha falta de memoria que é de+?
4 fevereiro, 2010 às 2:14 am
Ricardo Teixeira
Caro Clebson
Boa dica:
Atividade física
Sono regular
Dieta saudável – peixe (omega 3) vai bem
Reduzir o estresse e procurar a chave do seu equilíbrio mental
Uma pílula não chega aos pés dessas atitudes.
9 abril, 2010 às 8:56 pm
Wanda
Pedi para meu neurologista um remédio para melhorar a menória. Sabe o que ele disse? Boa alimentação, atividade física e muita leitura.
10 abril, 2010 às 12:33 am
Ricardo Teixeira
Faltou nessa lista: equilíbrio psíquico, sono regular e lazer.
26 julho, 2010 às 4:29 pm
Michelle
Dr. Ricardo, gostaria de saber se o Ginkgo Biloba ajuda na melhoria da circulação sangüínea ( por melhorar cansaço e dores nas pernas) e das tonturas.
Agradeço a atenção desde já.
26 julho, 2010 às 7:47 pm
Ricardo Teixeira
Oi Michelle
Acho que a indicação do Ginkgo biloba para essas queixas também é controversa.
11 agosto, 2010 às 4:15 pm
Marcelo Andrade
A arrogância científica cega a níveis estratosféricos realmente! Essa pesquisa começa com o intrigante erro de demonstrar que uma situação laboratorial é o suficiente para derrubar séculos de eficácia da planta… realmente espantoso os critérios científicos!!
12 agosto, 2010 às 8:31 pm
Ricardo Teixeira
Caro Marcelo,
A ciência é realmente só uma das formas de pensar o mundo.
12 agosto, 2010 às 11:52 am
Jairo Rafael Garcia
Ginko biloba faz bem sim.
nêo e um estudo de 6 anos que vai dizer se e bom o ruim
não esqueça que essa planta vem sendo estudada desde 1690.
Chamada pelos japoneses pelo carinhoso nome de Yin- Kuo, fruto de prata, o Ginkgo (Ginkgo biloba L.) considerado sagrado pelos budistas, sendo as suas árvores plantadas nas entradas de todos os templos. Descrita pela primeira vez pelo médico alemão, Engelbert Kaelmpter, por volta de 1690 foi levada para a Europa somente no ano de 1727 sendo considerada como único fóssil vivo. O Ginkgo despertou o interesse de pesquisadores depois de resistir ao ataque aéreo da bomba atômica na cidade de Hiroshima, Japão, quando voltou a brotar sob as ruínas da cidade devastada. O Ginkgo, que faz parte do milenar arsenal terapêutico chinês, adapta-se muito bem às características urbanas e em clima temperado, não sendo exigente com os solos e resiste muito bem à poluição pesada, insetos, fungos, bactérias e vírus.
12 agosto, 2010 às 8:35 pm
Ricardo Teixeira
Caro Jairo
Como disse recentemente ao Marcelo
A ciência é só uma das formas de pensar o mundo.
Eu prefiro um avião projetado por engenheiros do que pela tradição milenar chinesa.
Prefiro um médico que opte pelos resultados da ciência do que pela milenar tradição chinesa. Você tem todo o direito de ter as suas preferências.
27 janeiro, 2012 às 3:51 pm
Pedro Paulo Vasconcelos
Se antes tinha alguma duvuda em relacao ao Ginko, apos ler essa sua resposta anterior, vi que vc nao deve bater bem da cabeca… Que comparacao ridicula!
30 janeiro, 2012 às 1:33 pm
Ricardo Teixeira
Não é possível entender sua posição. Qual é a “resposta anterior” que lhe incomodou tanto?
25 agosto, 2010 às 3:54 am
Douglas
Olá.
Vi algumas reportagens sobre a não eficácia do Ginkgo Biloba para a memória há algum tempo, assim como nesse site. Mas acho meio controverso (os estudos publicados no JAMA), se me permite dizer. Issac Newton tinha teorias/formulações que funcionavam muito bem, mas esbarraram em algumas novas propostas feitas por Einstein, que se mostraram mais precisas ou “corretas”.
O estudo do Ginkgo Biloba foi feito com pessoas acima dos 75 anos, que é uma idade considerável, onde o funcionamento coporal/mental está numa fase diferente. Se o estudo for feito com pessoas BEM mais jovens e saudáveis, é possível que os resultados sejam diferentes.
Espero que apareçam mais estudos para que o esclarecimento seja o maior possível. Enquanto isso vou experimentar para ver se sinto algum efeito sobre a memória, pois estou numa fase em que a capacidade mental é super exigida.
P.S.: leio bastante, tomo água com frequência, tento evitar stress e busco uma alimentação saudável.
Abraço!
29 agosto, 2010 às 3:50 am
Ricardo Teixeira
Caro Douglas
Obrigado pelas preciosas e coerentes considerações. Na sua lista de coisas boas para o cébro, não deixe de incluir a atividade física DIARIA
29 agosto, 2010 às 8:02 pm
nelci
GInko Biloba é o melhor remédio que usei para labirintite,não existe outro melhor,com uma semana tomando este medicamento,melhora 100% deste mal,que ataca muitos.
1 setembro, 2010 às 3:24 pm
Suely Derevetzkei
Então, sabemos que pesquisas cientificas são eleboradas frequentemente, só que o quê vale dizer é o seguinte; cada organismo traz dentro sí a força de bem aceitação e de cura. Se temos uma Fé enorme, e ainda aliado ao medicamento seja ele fitoterápico ou convencional, trará sim execelentes resultados, isto também já é comprovado cientificamente. Eu faço uso do ginkgo biloba, e me sinto ótima.
Atenciosamente,
Suely Derevetzkei
2 setembro, 2010 às 3:34 am
keila
olá eu discordo que ginkgo biloba não seja bom porque minha mãe com 71 anos usou e clareou os pés e perna roxos sem circulaçao ,com diabete, e até caminhada começou a fazer e a memória melhorou tbm
8 setembro, 2010 às 2:30 am
rafael
desde pequeno sempre tive dificuldade de concentraçao , vivia esquecendo coisas fui no neurologista e ele me receitou ritalina medicamento tarja preta , passado alguns meses nao senti melhora alguma so efeitos colaterais como diarreia e palpitacoes aceleradas , parei de tomar e passei a tomar medicamento natural , me dei super bem e sem efeitos colaterais.
26 setembro, 2010 às 12:45 am
CRISTIANE
CARO “DR” RICARDO…. NÃO VOU AUMENTAR SUA POLÊMICA SOBRE A GINKCO…. FAREI MELHOR. COMEÇO A USAR AMANHÃ EM 90 DIAS ENTRO EM CONTATO E DECIDO SE SUA ” VERDADE ” É REALMENTE ‘VERDADE”
10 dezembro, 2010 às 4:08 pm
Carlos S. Junior
Dr. Ricardo Teixeira,
Descobri esse site hoje pois comprei uma caixa de Ginkgo Biloba e não satisfeito em apenas ler a bula e seguir os conselhos do farmacêutico resolvi procurar no Google e achei essa matéria.
1º – Muito obrigado por manter um site que leva informação para que esta sedento de pesquisa, aprendizado e conhecimento.
2º – Ficou claro que esse tópico é no minimo muito útil, por apresentar uma pesquisa plausível e que foi realizada por profissionais, que com certeza dispensaram tempo e precisaram de investimentos para conclui-la.
3º – Ficou claro que não foi você, o Dr. Ricaro Teixeira que realizou a pesquisa, você apenas divulgou e proporcionou a chance das pessoas se questionarem sobre assunto e terem mais informação para ajuda-las a decidirem se querem ou não fazer uso.
4º – Parabéns pela classe e respeito nas suas respostas e pela paciência dispensada com tantas pessoas atacando como se você tivesse, por conta própria e sem motivos querendo destruir do mundo essa erva, achei um absurdo a seguinte frase que li acima: ” SE SUA VERDADE ” É REALMENTE ‘VERDADE”…
- Agradeço a todos que realizaram perguntas coerentes e me ajudaram no autojulgamento se vou ou não tomar e é claro… Obriago Dr.
17 outubro, 2010 às 2:41 pm
ROSAURA
EU SOFRI DE ENXAQUECA, POR MUITOS ANOS, FOI QUANDO CONVERSANDO COM UNIVERSITÁRIOS,,,COLEGAS MEUS….FALARAM MUITO BEM DESSA PLANTA….COMECEI A TOMAR 2 VEZES AO DIA DOSE DE 80mg,,,,,E NÃO ESTOU NEM ACREDITANDO….NÃO TENHO TIDO MAIS NADA,,,,ESTOU ÓTIMA, INCLUSIVE ATÉ MEUS BRAÇOS FICARAM MAIS LISINHO,POIS ELA ATIVOU A CIRCULAÇÀO E COM ISSO OBTIVE RESULTADOS ÓTIMOS EM TODO O CORPO.
19 outubro, 2010 às 11:40 pm
Ricardo Teixeira
Oi Rosaura
Obrigado por compartilhar sua experiência no blog
18 outubro, 2010 às 6:17 pm
Carol
Caro Ricardo, que pena voce pensar assim, deveria abrir mais a sua mente, alias experimente a planta para depois poder falar alguma besteira, deveria conversar com os mais velhos, com os sabios!!! Nao digo se ela é boa para a memoria, mas minha avó tem 103 anos e a vida toda usou essa planta, ela anda perfeitamente, sua circulaçao é otima, e ela lembra de tudo, ate mesmo de sua infancia!! Aprendo muita coisa com ela, faço uso da planta, nao pra memoria, mas pra circulaçao, e tambem para gorduras localizadas, desde e comecei a toma-la nao tenho nenhuma celulite!!! Se Deus criou uma planta assim é pra ajudar, cabe a nos ter cautelas e nao exagerar na dose!!! Fique mais ligado!!! Bjokas
18 outubro, 2010 às 6:21 pm
Carol
Ah quase me esqueci, eu sou formada em BIOQUIMICA, e ja estudei essa planta durante 5 anos e meio, por isso sei do que estou falando, nao tomaria algo que eu nao tivesse certeza, entao pega a plantinha e estude-a, antes de falar barbaridades.Faça como eu, primeiro estudo a fio depois digo que realmente é verdade. Tdo de bom pra tí… bjs
19 outubro, 2010 às 11:25 pm
Ricardo Teixeira
Oi Carol,
Envie para mim por favor as referências que você julga mais importantes para que eu possa ” abrir minha mente”
18 novembro, 2010 às 12:40 pm
Carlos Patos
Caro Dr. Ricardo, acho que tudo que foi criado por Deus tenha alguma utilidade pra nós humanos, principalmente as plantas. Eu defendo que elas não fazem apenas sombras, como dizem os pesquisadores são exploradas para terem algum efeito positivo em nossas vidas, senão ninguém nunca jamais desperdiçaria tempo e riscos. Temos semelhanças uns com os outros, mas todo organismo é diferente na sua maneira de reagir, pra começar pela idade vital, então pense bem que nos dias de hoje as indústrias farmacêuticas manipulam resultados e amostras, nunca propagam a realidade da natureza por causa do capitalismo selvagem existente na terra. Os orientais escolheram bem a sua filosofia de vida e implantaram esta erva como base de uma sobrevivência saudável, concorda?
21 novembro, 2010 às 9:36 pm
Ricardo Teixeira
Oi Carlos
Os orientais usam o Gingko biloba para outras indicações além da tentativa de melhorar o desempenho cognitivo. Num indivíduo específico a erva pode ter efeitos até positivos na melhora da cognição. Entretanto, os resultados das pesquisas não têm demonstrado efeitos positivos. Manipulação de resultados pela indústria faramacêutica? Não acredito muito nessa hipótese.
28 novembro, 2011 às 3:33 pm
daniel
Elifaz, Bildade e Zofar foram três renomados MÉDICOS da antiguidade PÓS-DILUVIANA. Sendo amigos de um riquíssimo fazendeiro de nome JÓ, esses amigos o visitaram a fim de consolá-lo com palavras e, talvez com a MEDICINA da época. Disse ele, em suas réplicas: VÓS SOIS MÉDICOS INVENTORES DE MENTIRAS. O mesmo sucede ainda hoje. A MEDICINA MODERMA é hipócrita e MENTIROSA. Os laboratórios manipulam os MÉDICOS. Portanto, acredito na medicina fitoterápica, que, aliás, tenho sido beneficiado. Ginko BILOBA é realmente EFICAZ contra a amnésia, a cognição e a labirintite. ACONSELHO A VOCE, RICARDO TEIXEIRA, a fazer uso do mesmo, antes que te cheguem os MAUS DIAS.
28 novembro, 2011 às 10:04 pm
Ricardo Teixeira
Publico seu comentário sem qualquer edição. É importante registrar um ponto de vista como o seu. É um ponto de vista um pouco ameaçador, não é?.
22 novembro, 2010 às 12:24 pm
Lúcia
Tenho labirintite e toda vez que tomo o ginko biloba me sinto muito bem.
Os sintomas da doença desaparece.
E tem mais, Deu não iria colocar sobre a face da terra uma planta pra ser usada como remédio se esta fizesse mal a saúde
26 novembro, 2010 às 11:51 pm
Ricardo Teixeira
Que bom que o Ginkgo biloba lhe ajuda no seu quadro de vertigem. A medicação é eficaz especialmente quando a causa é vascular.
1 dezembro, 2010 às 12:32 am
J. luiz
A luta será sempre acirrada com as multis e até mesmoos laboatórios nacionais, claro que vou salvar minha roça, que as pragas vão para a sua, é assim qua as multis pensam.
O Ginko é realmente fantástico, não esperem para comprovar.
3 dezembro, 2010 às 10:24 am
carlos magno
Dr. Ricardo Tixeira.
que medicamento serve pAra cura da Artrose?
4 dezembro, 2010 às 3:56 pm
Ricardo Teixeira
Oi Carlos
São muitas as opções de tratamento para artrose. Um reumatoogista é o profissional mais habilitado para discutir esta questão.
10 dezembro, 2010 às 4:12 pm
Carlos S. Junior
Dr. Ricardo Teixeira,
Descobri esse site hoje pois comprei uma caixa de Ginkgo Biloba e não satisfeito em apenas ler a bula e seguir os conselhos do farmacêutico resolvi procurar no Google e achei essa matéria.
1º – Muito obrigado por manter um site que leva informação para que esta sedento de pesquisa, aprendizado e conhecimento.
2º – Ficou claro que esse tópico é no minimo muito útil, por apresentar uma pesquisa plausível e que foi realizada por profissionais, que com certeza dispensaram tempo e precisaram de investimentos para conclui-la.
3º – Ficou claro que não foi você, o Dr. Ricaro Teixeira que realizou a pesquisa, você apenas divulgou e proporcionou a chance das pessoas se questionarem sobre assunto e terem mais informação para ajuda-las a decidirem se querem ou não fazer uso.
4º – Parabéns pela classe e respeito nas suas respostas e pela paciência dispensada com tantas pessoas atacando como se você tivesse, por conta própria e sem motivos querendo destruir do mundo essa erva, achei um absurdo a seguinte frase que li acima: ” SE SUA VERDADE ” É REALMENTE ‘VERDADE”…
- Agradeço a todos que realizaram perguntas coerentes e me ajudaram no autojulgamento se vou ou não tomar e é claro… Obriago Dr.
10 dezembro, 2010 às 4:16 pm
Ricardo Teixeira
Obrigado Carlos por suas riquíssimas considerações. São contribuições como a sua que fazem com que a gente consiga mantenha o ” gás” . Um abraço
Ricardo
2 janeiro, 2011 às 12:39 pm
Os números de 2010 «
[...] Mais uma vez comprovado: Ginkgo biloba não traz benefícios ao cérebro novembro, 2008 63 comentários 3 [...]
21 janeiro, 2011 às 1:51 am
Cesar Mello
Caro Ricardo,
Os testemunhos sobre aGinkgo Biloba está no seu próprio blog. Obrigado por faze-lo. Eu tinha dúvidas quanto a usar o ginkgo, mas depois que li você dizendo a uma pessoa que o mesmo era bom para problemas de labirintiite (nome popular), depois disse abaixo a outra pessoa que o mesmo não tinha eficácia comprovada para tonturas, demonstrando com isso um que não tinha certeza de nada, encorajei-me a fazer uso, muito mais pelas pessoas, que, ao contrário de você, acreditam no GINKGO BILOBA, não por “estudos” patrocinados talvez por laboratórios alópaticos, mas sim pela própria experiência.
Várias são as pessoas que comentaram no blog que se deram bem, inclusive uma bioquímica, que não iria comentar aqui sem conhecimento de causa.
Ginko vem sendo estudado a centenas de anos, e ele não é indicado somente para pessoas com problemas de memória, para a tal leitura que fizestes. Ele faz bem à articulação de modo em geral, enxaquecas, problemas de próstaça, disfunção sexual, etc, etc, etc.
Tenha mais responsabilidade ao colocar um assunto que pode não contribuir em nada para o povo e ainda fazer-lhe “PAGAR MICO”.
De qualquer forma, muito obrigado, pois senão fosse pelas postagens aqui, jamais eu saberia que o ginkgo é tão bom.
Abraços.
22 janeiro, 2011 às 1:25 am
Ricardo Teixeira
Converse com seu médico de confiança sobre as evidências e indicações da medicação no seu caso. Quanto ao interesse dos laboratórios farmacêuticos ” alopáticos”, sugiro que você pesquise o que significa a empresa Abbot, fabricante do Tanakan, umas das marcas líderes do Gingko biloba. Quanto à questão de “pagar mico”, não vou comentar.
24 janeiro, 2011 às 12:38 pm
Reginaldo Araujo Olivetti
Senhor Dr. Ricardo teixeira, eu vinha sofrendo tonturas e nauseas acredito ser da mesma, pressao arterial aumentada fui em varios medico até psquiatra, mas o que resolvel minha tontura em 80% foi minha auto medicaçao de ginkgo biloba, eu fiz suposiçao que minha circulaçao peliferica esta ruim e quase reslveu, mas só fiz isso pq todos os neurologistas estao viajando para as ferias e na minha cidade agente fica assim. por fim acredito que o ginkgo mexeu tb nas arterias mais calibrosas que pode e é um efeito indesejavel, pois bem acho que meu depoimento só a nivel de informaçao pode contribuir para alguma coisa. o importante é todos ajudarmos a todos mutuamente com informaçao e etc.. assim como o Dr. Ricardo teixeira o fez com a melhor intençao.
grato
15 fevereiro, 2011 às 2:53 am
Lenir de Moura Paim
Oi dr. Ricardo!Estou acompanhando o teu blog e estou gostando muito,pois traz informações relevantes a nós leigos. somente a postagem relativa a erva medicinal Ginkgo Biloba, me fez questionar: Não será um cartel dos laboratórios? Esta planta milenar conhecida universalmente e amplamente usada,inclusive por mim, receitada pelo meu Neurologista que é um médico de renome na cidade onde moro.Posso dizer que tem me feito muito bem. Melhorou minha memória, passou as vertigens e os zumbidos nos ouvidos. tomo 120mg pela manhã e 120 à tarde. É um tratamento barato em relação aos outros medicamentos para este fim. É aí que fica minha dúvida.
Abraço,Paz e Luz para ti!
PS: Sou leiga em Medicina e não tenho nenhum embasamento científico
para poder contestar, embora já contestando. Não basta receber a informação temos que digerí-la. Concordas comigo?
13 março, 2011 às 2:24 pm
marta
Gostaria de saber o que seria bom tomar para crises de laberintite .Pois tive pela primeira vez fui medicada mas nao adiantou muito .Teria vontade de tomar gincobilobe.Mas gostaria de saber sua opiniao.Tomei vertix e outros so acalmou e esses medicamentos me deixam bem transtornada e muito nervosa.Gostaria de tomar uma coisa mais natural .E alem disso sou muito ansiosa .Obrigada aguardo retorno
15 março, 2011 às 2:25 am
Ricardo Teixeira
infelimente não posso lhe recoemendar medicações por via eletronica
5 abril, 2011 às 1:39 pm
neide maria de souza guerra
Pode-se entao, dizer q ginko biloba é uma roleta russa? Quem soube do resultado da pesquisa ñ usa, que não soube, prejudica ainda mais a saude, inclusive rcom risco de morte? Por que então, não o retiram do mercado?
9 abril, 2011 às 5:11 pm
Ricardo Teixeira
Oi Neide
As medicações têm uma aprovação inicial para uma indicação específica e após um tempo começam a ser utilizadas para outras indicações. Você deve estar acompanhando a queda de braço atual da ANVISA para retirar do mercado o medicamento Sibutramina por aumentar o risco de eventos vasculares. Não é uma tarefa fácil retirar uma medicação do mercado.
8 maio, 2011 às 8:07 pm
susana miranda
Dr.Ricardo estou tomando o ginkgo biloba para a memória, haverá um outro produto que faça bem à memória, se sim, me aconselhe.
obrigada
9 maio, 2011 às 1:39 am
Ricardo Teixeira
Oi Susana
Não existem medicações, mas a atividade física regular, equilíbrio psíquico, sono em dia podem fazer toda a diferença
19 maio, 2011 às 5:09 pm
sonia m.l.moraes
quero deixar bem claro q ginkgo biloba me deu resultados excelentes.na primeira vez q tomei fiz uma prova eu me surpreendi tirei dez .o zumbido no ouvido sumiu,cada dia tenho me sentido melhor,a tontura acabou como vc explica isso?eu tomo dez gotas em jejum.
21 maio, 2011 às 3:14 pm
Ricardo Teixeira
Para zumbido e tontura pode ter este efeito positivo sim.
21 maio, 2011 às 12:21 pm
ALDINEA PEREIRA
Olá Dr Ricardo,
Ja é a segunda vez que lhe escrevo, a primeira não obtive resposta.
Eu tenho Sindrome Pós Pólio e minhas principais queijas são as dores terriveis, principamente musculares e nas partes mais afetadas pela pólio, e a falta de energia. Tem manhães que a minha vontade é morrer alí mesmo, na cama, tantas são as dores e cançasso. mas eu não QUERO morrer.
Bem, um dos únicos remédios que me ajudam a sair da cama, é o ginkobiloba, que tomo lá mesmo e espero meia hora, então levanto.
Será isso um efeito placebo???
Estou em dúvida e com medo.
Quanto mais leio seu blog, mais confusa fico.
E outra coisa, não vejo ninguem falando que o remédio lhe fez mal.
Espero merecer uma palavra sua.
Um abraço.
Aldinéa
2 junho, 2011 às 8:55 pm
Luiz
Olá Dr. Ricardo,
Gostaria de parabeniza-lo pelo Blog. Está sensacional.
O Sr. foi meu professor pela UCB… estou postando simplesmente para enviar um forte abraço.
4 junho, 2011 às 2:13 pm
Ricardo Teixeira
Obrigado Luiz. Um feedback positivo como o seu sempre dá um gás a mais pra gente. Um abraço
5 junho, 2011 às 8:29 am
Vívian
Olá, Dr. Ricardo.
Sou estudante de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora. Estou cursando o 2o período, cujas disciplinas estão todas relacionadas ao estudo do cérebro e suas implicações no organismo, como neuroanatomia, neurofisiologia, histologia dos sistemas nervoso e endócrino, etc. Portanto, artigos relacionados a esse assunto têm me interessado. Além disso, alguns colegas mencionaram os benefícios da Ginkgo Biloba, por isso fui pesquisar a respeito. Encontrei este artigo no seu blog, e como é recomendado a nós, estudantes, verifiquei as suas “credenciais” para validar o que estava lendo. Vi que o senhor é neurologista formado pela Unicamp, e faz parte do Instituto do Cérebro de Brasília, uma clínica que me pareceu bastante idônea. Portanto, avalio que o senhor tem muita propriedade para expor um artigo que vai na contramão dos mitos populares, e assim, confio na sua opinião e no estudo realizado. Gostaria de parabenizá-lo pelo blog e pela educação com que respondeu aos comentários (isso, por si só, já contribuiu muito para minha formação como médica). Atenciosamente, Vívian
7 junho, 2011 às 5:00 pm
Ricardo Teixeira
Oi Vivian
Muito obrigado por suas considerações;
Esse tipo de feedback dá muita força para que o projeto do blog continue.
Seja muito feliz como médica!!
14 junho, 2011 às 3:18 pm
sergio
Tomo antidepressivo forte e fiquei praticamente impotente devido aos efeito colaeral, graças ao Ginko voltei minha vida sexual normalmente, foi uma benção!
14 junho, 2011 às 3:24 pm
sergiow
Quanto o ginko biloba relacionado a sangramento de qualquer espécia interno ou derrame cerebral, qualquer anti coagulante ou remédio para hipertensão tambem favorece a isso!
Tomo antidepressivo forte e fiquei praticamente impotente devido aos efeito colaeral, graças ao Ginko voltei minha vida sexual normalmente, foi uma benção!
neste site http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/ tem diversos estudos cientificos de qualquer substancia seja quimica ou natural, pesquisei sobre o ginko e vi diversos beneficios inclusive sobre impotencia causada por antidepressivos ou não!
22 julho, 2011 às 6:10 pm
marilia
Dr. ricardo gostaria que me esclarecesse se eu posso tomar ginko,pois em 2001 tive um surto enquanto estudava na faculdade ,o psiquiatra disse que era transtorno mental cronico,ou seja um tipo de esquizofrenia,entao comecei a tomar medicaçao controlada;aldol e aquineton,numca mais tive recaida ,no entanto nao deixo de tomar a medicaçao,acontece que aquineton causa problemas de memoria e concentraçao uma das reaçoes adversas,entao pensei nesta erva,por ouvir falar das suas propriedades,fiquei com medo de tomar devido as pesquisas dizerem que pode aumentar a demencia ou um provavel derrame,mas eu nao quero tomar pelo transtorno mental e sim pela dificuldade de memoria e dificuldade de concentraçao,j[á continuo com minhas atividades intelectuais,o que devo fazer
23 julho, 2011 às 3:24 pm
Ricardo Teixeira
Oi Marilia
Como você pode ler aqui no blog, não há evidências científicas até o momento que indiquem o uso desta medicação para melhorar a memória
25 julho, 2011 às 9:15 pm
irineu
fui ao médico me fez uma receita entre outros o Ginkgo biloba 70mg e este associado com fosfatidilserina 50mg – tomei o primeiro comprimido e passou uma 1/2 hora a uma hora começou uma falta de ar e suar e naquela agonia fui parar no pronto socorro, joguei depois tudo fora nem ao médico voltei.
26 julho, 2011 às 11:46 am
Rosana
Dr Ricardo, minha mae tem 75 anos e tbm toma ginkgo, e dis não poder passar sem ,ja falei pra éla que nao deveria mais tomar que é dinheiro jogado fora, dinheiro que ja é muito pouco, mas não adianta,éla dis que nao pode ficar sem p q se sente mal quando não toma, gostaria de saber se o fato déla tomar este remedio a noite, éla toma as 10 hrs da noite,na mesma hora éla toma o remedio pra dormir de 5 mlg,influencia na sua dificuldade pra dormir, pois todos os dias ela acorda as 2hs da manhã e toma mais 1 comprimido de 5mlg pra dormir,ou seja éla esta tomando 10mlg e ainda dis não dormir bem.aguardo respostta, muito obrigada.
28 julho, 2011 às 2:45 am
Ricardo Teixeira
Não acho que a medicação seja responsável pela insônia
27 julho, 2011 às 7:37 pm
Hilda Hidalgo
Dr. Ricardo,
Por acaso encontrei seu blog, estava pesquisando sobre Ginko Biloba pois estou com tonturas ha mais quase duas semanas. Fui ao medico (clinico-geral) e ela nao me receitou nada, apenas disse que se em duas semanas nao passasse era para eu voltar, o que farei amanha. Mas lendo seu blog resolvi escrever. A tontura esta me deixando irritada e muito medo que seja algo pior. Me falaram dessa planta e agora estou em duvida….
Detalhe: moro em Houston e nao confio nos medicos daqui, pq sempre receitam antibiotico mesmo tendo uma dor de cabeca comum!
Obrigada pela atencao.
Hilda Hidalgo
28 julho, 2011 às 2:35 am
Ricardo Teixeira
Oi Hilda
Os resultados do Gingko biloba para transtornos do labirinto também são conflitantes. Os médicos Otorrinolaringologistas costumam prescrever muito a medicação aqui no Brasil. Nem sempre funciona.
28 julho, 2011 às 5:36 pm
Hilda Hidalgo
Obrigada pela atenção…continuo com as tonturas….o que fazer??? Otorrino ou Neuro???
(
23 agosto, 2011 às 11:17 pm
Débora Latorre L.
É uma pena que muitas pessoas que fizeram comentarios por aqui parecem nao entender nada sobre o que é uma pesquisa científica e todos os avancos que a ciencia conquistou principalmente nas ultimas décadas… se essas pessoas compreendessem essa diferença certamente seriam muito
agradecidas à sua publicacao trazendo os resultados dessas novas “verificacaoes cientificas”! As pessoas nao entendem conceitos simples de estatistica… se estudamos 100 pessoas e por exemplo 90 delas nao apresentaram bom resultados ou até tiveram problemas…. logo “logicamente” nao se pode dizer que o medicamento faz bem…so porque funcionou para 10 pessoas. Mas parece que muitas delas nao gostam de matematicas simples como essa… preferem acreditar como um tipo de teimosia…. em solucoes magicas… que podem até fazer mal…
só porque é milenar, ou so porque foi uma amiga que disse… Imagina… dizer que as ervas sao todas boas… pois na natureza existe veneno também… existem drogas que podem provocar delirios e alucinacoes… “plantinhas” que podem fazer muito mal, infelizmente muitas pessoas nao sabem o que dizem… Mas para os que sao “capazes” de entender realmente é uma informaçao valiosa, parabéns pelo trabalho!
3 setembro, 2011 às 1:59 am
Ricardo Teixeira
Debora, Obrigado por sua PRECIOSA colaboração
9 setembro, 2011 às 2:26 pm
Omar Waybe Gonçalves júnior
Dr. Ricardo, Li o seus comentários a respeito do Ginko, algum comentários de leitores, bem, o que me faz comentar é que estou fazendo uso do fitoterápico, e tenho notado algumas alterações por exmplo: melhou a minhas constantes dormência nos desdos dos pes, bem como o zumbido que me atormenta ha cerca de 6 anos, também a respiração eis que tenho renite alergica, também sou acometido do mal de diabets militus 2, o que quero dizer é que o meu sistema circulatório teve algumas melhoras, acho que o medicamento tem boa influência no sistema circulatório como um todo, porquanto a minha pressão arterial também diminuiu, tomo medicação para pressão alta, sente que a pressão baixou com o uso, acho então que a medicação tem muita importância para o sistema circulatório, consequentemente melhorando o desempenho de cognição, eis que o cerebro necessita de muito oxigênio e glicose para o perfeito funcionamento, além, é claro da boa hidratação. Assim acho por experiência de uso que tem seu valor. descupe-me sou mais um leigo, mas bem curioso. Grato por comentar.
11 setembro, 2011 às 6:32 pm
Ricardo Teixeira
Obrigado por sua preciosa colaboração Osmar. Você pode ter melhorado SIM vários de seus sintomas com o Ginkgo biloba. Quanto às questõs cognitivas, pode eaver algum impacto positivo no seu caso específico. O que as pesquisas mostram é que de uma forma geral , não é possível se identificar esse benefício na cognção
27 setembro, 2011 às 1:32 pm
sagro oliveira
A mais coisas entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia e fragil ciência! aguardamos por dias melhores
1 outubro, 2011 às 3:41 pm
Ricardo Teixeira
Você pode estar comtoda razão. Vamos aguardar.
30 setembro, 2011 às 2:48 am
Rodrigo Valinhos
sou uma pessoa saudavel, porem as vezes sinto minha memoria um pouco fraca, e as vezes perco a concentraçao, mas nao me afetam muito sao bem minimos, mas gostaria de turbinar o cerebro tomando algum medicamento,como por exemplo o ginkgo, mas como a pesquisa diz que nao é um medicamento eficaz gostaria de saber se posso tomar algum medicamento mesmo nao tendo problemas graves?
1 outubro, 2011 às 3:25 pm
Ricardo Teixeira
Não recomendo o uso de medicações para turbinar o cérebro em pessoas sem problemas neuropsiquiátricos , mesmo após uma consulta médica.
11 outubro, 2011 às 11:09 pm
Edson Santos
Para se saber se o ginkobiloba é apenas um mito ou não, tem que se saber primeiro quais são suas propriedades quimicas , isso é muito facil para os laboratorios saberem e depois comprova-las atraves de pesquiza cientificas, em decadas passadas quando nascia uma criança, os antigos usava-se terra de formigueiro para cicatrizar rapido o umbigo da criança e muitos morriam por infecção, não quero dizer que ginko mata ninguem, apenas um exemplo.. se não pudermos acreditar em provas cientificas, estamos ferrados neste planeta.
21 outubro, 2011 às 8:46 pm
osvaldo
acho que o artigo está vago, não tem como analisar se é bom ou não! falta muito o que esclarecer, porque não é bom?, que efeito ruim ou bom que trás?, não tem nenhuma explicação nem evidencia de malefícios que a planta Ginko trás a memória, simplesmente alguém que não conhecemos posta um artigo que não é bom na internet, daí todos acreditamos sem ter nenhuma explicação, ou comprovação.
24 outubro, 2011 às 1:01 am
Ricardo Teixeira
Não há nenhuma referência de que o Ginkgo biloba traga prejuízos à saúde. Também não há evidências de que faça bem para memória
5 novembro, 2011 às 4:40 pm
gabriel
Canja de galinha não faz mal ? Experimenta tomar um balde ….
21 dezembro, 2011 às 10:50 am
Bartinha
O grande problema da pesquisa científica, é que muitas vezes os dados são mostrados da forma mais conveniente, quem já fez pesquisa sabe disso. A amostragem, o local de onde essa amostragem foi feita, indivíduos selecionados, tudo interfere na pesquisa. Veja não estou querendo desacreditar essa pesquisa em especial, mas o avanço tecnológico no futuro, pode mostrar outros resultados.
Vou citar como exemplo alguns vilões condenados por pesquisas científicas feitas por renomadas Universidades, que hoje em dias são aliados da saude: Café, ovos, chocolate entre outros.
Vamos aguardar, pois com certeza novas pesquisas serão feitas, sob novos pontos de vista e interesses. Mas uma coisa é certa, não existe uma verdade absoluta, nem na ciência.
Abraços,
Bartinha
22 dezembro, 2011 às 3:25 pm
Ricardo Teixeira
Obrigado Bartinha pela sua preciosa contribuição. Concordo plenamente com toda sua colocação e realmente ” não existe uma verdade absoluta, nem na ciência”.
27 dezembro, 2011 às 4:26 pm
dr. John Elder de Aquino
cade a fonte desse estudo?
comprove, faça da fonte a verdade.
enquanto isso o Ministerio da Saude faz a aprovação desse produto.
provas, teses, mestrados, demostrações cientificas com fontes e dados, já na bula desse medicamento indica as contraindicações se somente se for administrado com outros medicamentos que cita na bula desse produto.
bom, vamos lá, indique-me a fonte horiginal desse artigo simplesmente pessoal.
3 janeiro, 2012 às 3:32 pm
jaci
Os “naturalistas” agem como um ninho de vespas , se eriçãm á menor presença estranha. pousam como “teólogos” , Deus criou isto , Deus criou aquilo e tudo é bom . Isto é argumento para gente simplória .
Eu não sei se ginko biloba funciona, mas sei que é muito mais cara do que os remédios alopatas.
É natural? Sim , O fumo e o curare também são , mas eu não os recomendo para ninguém.
13 janeiro, 2012 às 3:36 pm
HUMBERTO MATOS
Os remédios naturais , terão opositores , os quais são as grandes grupos farmacêuticos e seus grandes distribuidores.
Quanto ao ginko se observarmos na bula veremos um breve histórico sobre as pesquisas feitas , bem como o lado positivo e o lado negativo. Acentuo que a própria bula informa que na esfera de resultado não chegou a 100%. Não podemos esquecer que organismos tem vida própria e ás vezes , um reage com toda aceitação e outros com rejeição. Dentro dessa esfera vejo o ginko com resultados positivos , ainda que não em sua totalidade.
Aproveitando a oportunidade deixo a pergunta para o DR Ricardo.
QUAL O MOTIVO QUE OS MÉDICOS NÃO RECEITAM OS PRODUTOS GENÉRICOS AOS SEUS PACIENTES?? O QUE HÁ POR TRÁS DISSO?. oBRIGADO.
15 janeiro, 2012 às 12:54 pm
Ricardo Teixeira
Caro Humberto
Obrigado pela sua contribuição
A polêmica de genéricos e similares existe não só no Brasil, mas também em países mais “desenvolvidos”. Assim como as medicações de origem natural como o Gingko biloba tem mega indústrias faramacêuticas como os maiores interessados, podemos dizer o mesmo qdo pensamos em genéricos e similares. Quando falamos Medley – estamos falando em Sanofi Aventis. Quando falamos em genéricos Sandoz, estamos falando da gigante Novartis.
Temos poucas evidências de que as medicações originais têm maior potencial de controle de condições clínicas. Um exemplo é o controle da epilepsia. Quando se troca a medicação por um genérico , o paiente volta a ter crises.
Médicos psiquiatras não deixam de prescrever genéricos, mas comumente prescrevem em dose dobrada. O infectologista frequentemente pede para usar o antibiótico genérico por um tempo maior do que quando se usa o original. De onde vem esse conhecimento? Totalmente empírico e discutível.
17 janeiro, 2012 às 10:31 pm
james
Dr. Ricardo, sinto tonturas e zumbido no ouvido, poderia melhorar se eu tomasse o ginko biloba, pois a cenarizina parece não fazer mais efeito. o que me aconselharia a fazer?
17 janeiro, 2012 às 11:29 pm
Ricardo Teixeira
Existem medicações potencialmente mais eficazes para zumbido , como é o caso dos benzodiazepínicos. É um sintoma de difícil tratamento
26 janeiro, 2012 às 5:35 pm
Tereza
Bom dia Dr. Ricardo,
Antes de mais gostaria de agradecer a partilha das suas opiniões e pesquisas sobre o assunto.
Embora a minha formação não seja na área da saúde, gostaria de também dar o meu contributo, através da minha fraca experiência no assunto e a ideia com que fiquei.
Pelos comentários que li a maioria das pessoas estão bastante satisfeitas com o uso do ginko biloba. No entanto, e mesmo os entendidos em determinados assuntos têm opiniões divergentes sobre os mesmos, o que nos leva por vezes a duvidar sobre quem de fato terá razão, ficando apenas as boas, e ou, as más experiências de cada um.
Não quero com isto dizer que não respeito a sua opinião, antes pelo contrário, mas julgo que teremos que esperar mais algum tempo e ver se realmente aparecem novos estudos que corroborem ou desmintam esse. Até mesmo porque a realidade de hoje não é a mesma de amanhã, e é para isso mesmo que os estudos e as pesqueisas servem !!!
Da experiência pessoal que tive, a qual não poderá servir de grande exemplo, pois não fui uma assidua utilizadora do Ginko, confirma o estudo referido, e a opinião do Dr. Ricardo, no que diz respeito à memória.
Utilizei o Ginko algumas vezes durante o meu curso de mestrado, mas como não era uma assidua tomadora, não notei grande diferença. Por isso referi que o meu caso não servia de exemplo. Mas, no entanto conheço outras pessoas, nomeadamente a minha mãe, que também utilizou para disfunções no ouvido, que causavam tonturas, e obteve resultados bastante positivos.
De facto aquilo que é bom para uma pessoa, ou para algumas não é bom para todas. Relativamente à memória, não me parece que o Ginko tenha bons resultados, mas em relação a outras patologias, talvez seja o indicado, obviamente desde que seja tomado moderadamente.
Na minha opinião não existem produtos milagrosos para o geral dos utilizadores. Existem sim produtos, e ou, medicamentos que podem ter resultados bastante satisfatórios num determinado universo, mas não para a totalidade desse mesmo universo.
Gostaria de colocar uma questão….. O ginko boloba pode ter efeitos nefastos no cerebro de que tipo? Pode causar embolia? Ou poderá ser benefico na prevenção de embolias?
Mais uma vez gostaria de agradecer a oportunidade que nos deu para participar neste “debate”.
30 janeiro, 2012 às 12:17 pm
Ricardo Teixeira
Oi Tereza
Obrigado por sua contribuição riquissima
Copio uma das suas afirmações “” teremos que esperar mais algum tempo e ver se realmente aparecem novos estudos que corroborem ou desmintam esse. Até mesmo porque a realidade de hoje não é a mesma de amanhã, e é para isso mesmo que os estudos e as pesqueisas servem”".
Perfeito. É isso o que a ciência pensa sobre Ginkgo biloba e cérebro.
Efeitos positivos para transtornos de labirinto já é uma outra história.
Falar em risco de doenças neurológicas ainda é um pouco de exagero, mas há suspeitas MUITO fracas que ele pode aumentar o risco de AVC.