You are currently browsing the daily archive for 15 outubro, 2008.

 

 

Temos acompanhado nos últimos anos uma série de estudos que demonstra que o consumo moderado de álcool reduz o risco de doenças cardiovasculares, incluindo o infarto do coração e o derrame cerebral. Devemos entender consumo moderado como até duas doses de bebida por dia para homens e uma dose para mulheres. Além disso, é bem reconhecido que a relação entre álcool e doenças cardiovasculares tem um comportamento estatístico conhecido como curva J. Quanto mais alta a posição na curva J, maior o risco. Isso significa que a ausência de consumo de álcool, que está na ponta inferior do J, está associada a um risco maior de doenças cardiovasculares do que o consumo moderado que se encontra na “barriga” do J. Quem bebe pouco tem menos eventos cardiovasculares do que quem não bebe. Por outro lado, o consumo exagerado de álcool, que se encontra na ponta superior do J, reflete um maior risco de doenças cardiovasculares.

 

Alguns estudos epidemiológicos têm demonstrado que o álcool também tem um comportamento semelhante à curva J quando o assunto é declínio das capacidades cognitivas com o envelhecimento, sendo que o consumo moderado está associado a um menor risco de demência, e o consumo excessivo a um maior risco (ponta superior do J). Temos ainda resultados de pesquisas nos mostrando que o excesso de álcool está associado à redução do volume do cérebro. Na verdade, já a partir dos 15 anos de idade nosso cérebro já tem seu peso reduzido em 1.5-1.19% por década, e essa redução não significa que há perdas funcionais. E será que o consumo moderado de álcool reduz esse ritmo de perda de volume cerebral? Na tentativa de responder a essa pergunta, uma população significativa de americanos sem história de derrame cerebral ou demência (grupo Frahmingham Offspring) foi avaliada quanto ao histórico de consumo de álcool e submetida à ressonância magnética do crânio. Os resultados foram publicados na última edição da revista Archives of Neurology. Confirmaram-se resultados anteriores de que o consumo excessivo de álcool está associado a um maior risco de redução do volume cerebral, e esse efeito foi mais forte nas mulheres do que nos homens. Além disso, não foi possível demonstrar que o uso moderado de álcool tenha efeito protetor sobre a redução do volume cerebral.

 

Já existe realmente um bom corpo de pesquisas mostrando o efeito protetor do álcool em doses moderadas. Além disso, o efeito protetor do vinho tinto parece ser superior ao de outras bebidas, pois além do álcool, ele possui outras substâncias nobres antioxidantes (ex: polifenóis).  Do ponto de vista de saúde pública, não se deve fazer campanhas convidando a população a começar a beber. A recomendação é de que quem já bebe não precisa parar, desde que consiga beber dentro dos limites considerados seguros (duas doses diárias para homens e uma dose para mulheres). Quem não bebe não deveria começar a beber, já que hábitos como uma dieta inteligente e atividade física regular podem ser mais interessantes à saúde que os potenciais efeitos positivos do álcool.

 

  

 

 CLIQUE AQUI e confira matéria do jornal Correio Braziliense sobre o tema com o Dr. Ricardo Teixeira

 

 

 

 

Apoio

Acompanhe o ConsCiência no Dia-a-Dia às sextas entre 10:40h e 11:00h na Rádio CBN Brasília

Também às segundas-feiras no Correio Braziliense

VISITE O LABJOR

ConsCiência no Dia a Dia – Vencedor Prêmio TopBlog 2009

Siga no TWITTER

Twitter

TWITTER

  • Fotos de legumes na bandeja das refeições fazem as crianças comerem mais esse tipo de alimento na escola - http://t.co/ocamj2Kj 3 days ago
  • Bacana ver a mãe tomar a decisão de buscar ajuda p/ trato de Transt Obsessivo Compulsivo após perceber q seu filho já imitava suas atitudes 5 days ago
  • Costumo provocar as pessoas ansiosas e que são atletas com a proposta de "DESLIGAR O POLAR" . É só uma metáfora. 5 days ago
  • Polar precipita crise de pánico - o paciente ficou apavorado pensando na chance dos batimentos perderem o freio e o coração pifar. 5 days ago
  • Não sou 1 crítico voraz do mundo da medicina estética, mas é importante antes checar o nível de formação e experiência do profissional. 5 days ago
    follow me on Twitter

    Blog Stats

    • 823,325 hits
    Seguir

    Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

    Join 90 other followers